A Revista Superinteressante de Fevereiro traz uma matéria muito legal: “Como Falar Bem em Público”. Eu li, gostei e resolvi comentar alguns pontos interessantes e outros pra se tomar CUIDADO!
3 coisas coisa que me chamaram a atenção:
1. MIRE NO SISTEMA LÍMBICO. O que é isso? O sistema límbico é a parte do cérebro que controla nossas emoções. Então durante um discurso sempre busque focar no engajamento através das emoções. O ideal é modular pra que o seu público experiencie todas elas. Mas caso você seja bom em drama, use isso a seu favor. Se é mais descontraído e faz os outros rir, dedique uma parte da palestra ou da apresentação para a alegria. Quando você conta uma história emocionante, você visita mentalmente aquele estado emocional. O seu público vai junto! Aí é só conduzir.
2. IMPROVISE COM O CORAÇÃO. A matéria relembra o discurso do Martin Luther King quando ele abandonou o discurso preparado porque talvez estivesse muito engessado e resolveu falar diretamente e livremente sobre o seu sonho. E entregou o discurso que todos nós conhecemos hoje. Quando você fala de si, da forma como se sente, não tem como esquecer e sentir que pode não estar acertando. É o que tem dentro de você. Fica mais fácil e certeiro porque a gente se conecta pela autenticidade.
3. SE TEM ALGO SURPREENDENTE, FALE NO COMEÇO: Eu sempre reforço essa técnica. Você precisa capturar a atenção do público logo de cara. A matéria fala de uma pesquisa que eu já falei. Nosso cérebro só consegue ficar atento sem se distrair por 8 segundos somente. Esse é o tempo que você tem pra conquistar seu público e convencê-lo que vale a pena ficar até o fim.
BANDEIRA VERMELHA!!! Logo no início tem uma parte na matéria em que eles falam assim: “Só conte histórias pessoais se for realmente indispensável, se for imprescindível pra apresentação”. Dá a entender que é pra tomar cuidado porque o público pode não estar ali pra ouvir você falando de si. NÃO CONCORDO. E quem me acompanha sabe disso. Já é difícil ensinar as pessoas a falarem de si. Enfrento isso nos cursos e workshops que eu ministro. Todo mundo tem uma dificuldade natural de falar de si. É normal. Se alguém diz: “Ah, mas não é tão importante assim falar de si”. Pronto. Na hora a pessoa descarta o desafio aliviada.
Falar de si é sim imprescindível. Não é ir lá e sair falando qualquer coisa da sua vida, é claro. Precisa aprender com técnicas a contar as histórias de forma bacana associando sempre à mensagens e lições de vida.
Assiste o vídeo abaixo e deixa sua opinião. Você já leu essa matéria? Concorda com a minha opinião?
– Se cadastre na minha lista VIP: http://jacktristao.com.br/ListaVIP
– Como Eliminar o Branco: https://www.youtube.com/watch?v=DEiOgihNGjU&t=18s